sábado, 13 de março de 2010

Imigrantes Brasileiros na Europa

Áreas de chegada e áreas de saída:
Assim como ocorre com os brasileiros que buscam uma situação financeira melhor nos Estados Unidos, também na Europa é expressivo o número de migrantes que não têm documentos, tanto em Portugal, onde a migração já é mais antiga, quanto nos destinos mais recentes, como Espanha e Inglaterra, ou mesmo na Itália, onde grande parte dos imigrantes brasileiros é descendente de italianos. A saída de brasileiros para Europa é maior em Minas Gerais, e em alguns estados do nordeste, os que saem da região sudeste, geralmente já são formados e já possuem empregos garantidos.
Causas:
Com um nível de instrução que, em geral, é superior ao da média no Brasil, os brasileiros que buscam os países europeus ainda almejam um salário melhor. Um dos principais projetos dos migrantes é conseguir dinheiro para construir sua casa própria ou abrir um negócio no Brasil, e “caso ele consiga ficar mais de dois, três anos, conseguir a permissão de trabalho e aí ter a sua situação regularizada”.
Pontos positivos :
A melhora da condição de vida, melhores salários ( pois a moeda lá é mais valorizada )o aumento de trabalhadores de mão de obra pesada , ter uma carreira profissional melhor do que no Brasil, maior chance no mercado de trabalho, chances maiores de ter seu próprio negócio e sua própria casa e poder enviar dinheiro pra seus familiares brasileiros .
Pontos negativos :
O preconceito por não serem europeus , o visto de viver nesse pais ser negado por causa da origem e viverem ilegal no pais , o crescimento populacional, concorrência no mercado de trabalho ( pois os imigrantes recebem bem menos ) , não ter condições de vida pra voltarem ao Brasil e não terem os mesmo direitos.
Alunas :
Luciana Medeiros
Bárbara Barbosa
Fernanda Édika
Lara Costa
9º ano 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário