domingo, 14 de março de 2010

Imigrantes brasileiros na Europa

Áreas de saída(Brasil), e áreas de chegada(Europa)
A saída dos brasileiros para Europa é mais em Minas Gerais, e em alguns estados do Nordeste.
Um quarto dos brasileiros que imigram para o continente europeu fixa-se em Portugal, pais que recebe cerca de 85 mil cidadãos do Brasil.Na Europa vivem cerca de 350 mil brasileiros, concentrados em sua maioria em Portugal e na Itália.

Causas da imigração

Assim como ocorre com os brasileiros que buscam uma situação financeira melhor nos Estados Unidos, também na Europa é expressivo o numero de imigrantes que não tem documentos, tanto em Portugal, onde a migração já é mais antiga, quanto nos destinos mais recentes, como Espanha e Inglaterra, ou mesmo na Itália, onde grande parte dos imigrantes brasileiros são descendentes de italianos.Com um nível de instrução que, em geral, é superior ao da média no Brasil, os brasileiros que buscam os países europeus ainda almejam um salário melhor, onde um dos principais projetos dos imigrantes é conseguir dinheiro para construir sua casa própria ou abrir um negócio no Brasil.Além da irregularidade migratória, um dos principais problemas enfrentados pelos brasileiros é a discriminação, em diversos setores da sociedade européia.A imigração em geral ocorre por iniciativa pessoal, pela busca de melhores condições e vida e de trabalho por parte dos que imigram, ou ainda para fugir de perseguições ou descriminações por motivos religiosos ou políticos.

Pontos positivos e negativos

Os imigrantes brasileiros são os que se sentem em casa, por ouvirem em Portugal muita musica brasileira e verem telenovelas do seu pais de origem. No caso da informação, a situação é mais complexa, com muitos sinais de descriminações sobretudo em relação as mulheres. Os imigrantes do Leste da Europa são os que mais dificuldades têm em aceder aos meios de comunicação social por não dominarem a língua. Muitos utilizam a televisão como instrumento de aprendizagem do português, bem como para obterem informação sobre Portugal. Os imigrantes vão em busca de melhores salários e melhores condições de vida(lá a moeda é mais valorizada), mais eles se deparam com muita descriminação.

Componentes:
Madja Ruanna
Maria Gilda
Ulisses 
9º ano 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário