terça-feira, 16 de março de 2010

Os imigrantes na Europa


Áreas de saída:
Os lugares de onde sai mais brasileiros para a Europa é Minas gerais, além de países do nordeste, os que saem da região sudeste geralmente já são formados e já possuem empregos garantidos mas a maioria dos nordestinos vai em busca de uma vida melhor.

Causas:

A imigração em geral ocorre por iniciativa pessoal, pela busca de melhores condições de vida e de trabalho por parte dos que imigram, ou ainda para fugir de perseguições ou discriminações por motivos religiosos ou políticos. Foi o principal motivo dos movimentos migratórios ocorridos da Europa e da Ásia para as Américas no século XIX e também no início do século XX (muito embora houvesse também o interesse na entrada de imigrantes, por razões demográficas ou para o "branqueamento" de sua população, por parte dos países de acolhimento). Esse processo também pode ser incentivado por governos de países que queiram aumentar o tamanho e/ou a qualificação de sua população como ainda faz, por exemplo, o Canadá e Austrália desde o século XX.

Áreas de chegada:

Um quarto dos brasileiros que imigram para o continente europeu fixa-se em Portugal, país que recebe cerca de 85 mil cidadãos do Brasil, revelou nesta quinta-feira a pesquisadora Teresa Sales, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em uma conferência internacional em Lisboa sobre o fenômeno da imigração.

Pontos positivos e negativos:

Aspectos Positivos: ganho de mão de obra para o pais receptor, crescimento da economia do país receptor.

Aspectos Negativos: crescimento populacional, concorrência profissional para as pessoas da nação receptora.



Componentes:

Annabelle Peixoto, Ana Alice, Sintique e Jéssica Mariane
9° ano "01"

Nenhum comentário:

Postar um comentário