sexta-feira, 12 de março de 2010

Imigrantes Brasileiros na Europa

Imigrantes Brasileiros na Europa

Áreas de chegada
Um quarto dos brasileiros que imigram para o continente europeu fixa-se em Portugal, país que recebe cerca de 85 mil cidadãos do Brasil, revelou nesta quinta-feira a pesquisadora Teresa Sales, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em uma conferência internacional em Lisboa sobre o fenômeno da imigração.
Em 2001, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil classificou Portugal como o quinto principal destino de brasileiros, atrás apenas de Estados Unidos, Paraguai, Japão e Alemanha.

Causas
O desemprego crescente no Brasil e a possibilidade de inserção em um país considerado "porta de entrada para a Europa" impulsionaram a migração brasileira para as cidades portuguesas.

Áreas de saída
A saída de brasileiros para Europa é maior em Minas Gerais, e em alguns estados do nordeste, os que saem da região sudeste, geralmente já são formados e já possuem empregos garantidos, Uma parte dos brasileiros que imigram para o continente europeu fixam-se em Portugal e a outra parte na Itália, por serem países mais industrializados.

Pontos Positivos
Muitos brasileiros encontram pela Europa melhores condições de vida, salários melhores (que são pagos com o Euro, que é bastante valorizado no Brasil), estudos mais qualificados e saúde.

Pontos Negativos
Descriminação para com os imigrantes brasileiros, que não recebem as mesmas oportunidades que os europeus, que acabam com maus empregos, com baixo salário e não tendo condições de como voltar ao Brasil, vivendo lá ilegalmente.


Mirelly Moura de Lemos
Thâmara Monique Cunha
Walquiria Sousa de Albuquerque 9 º ano “02”

Nenhum comentário:

Postar um comentário